CARACTERÍSTICAS DA DOENÇA


Fase primária


Logo após entrar no organismo, a bactéria atinge o sistema linfático regional e, por disseminação hematogênica, atinge outras partes do corpo. A resposta da defesa local resulta em erosão e exulceração no ponto de inoculação, enquanto a disseminação sistêmica resulta na produção de complexos imunes circulantes que podem depositar-se em qualquer órgão. A lesão comum é o cancro duro, caracterizado por uma pápula de cor rósea, que evolui para um vermelho mais intenso e exulceração. Quase sempre indolor e sem manifestações 

                                                                cancro duro

Fase secundária


Na fase secundária a doença se manifestará afetando pele e órgãos internos o que corresponde à distribuição da bactéria T.pallidum por todo o organismo. Na pele estas lesões podem manifestar em forma de máculas de cor eritematosa. Pode haver lesões nas palmas das mãos e dos pés e na face, onde as pápulas tendem a agrupar-se em volta do nariz e da boca, simulando dermatite seborréica.




 Fase terciária



Nessa fase há lesões localizadas, envolvendo pele e mucosas, sistema cardiovascular e nervoso.A característica das lesões na fase terciária é a formação de granulomas destrutivos (gomas) e ausência quase total de treponemas. Podem ser acometidos ainda os ossos, músculos e fígado.